في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
Em computação, um ecrã multitátil (português europeu) ou tela multitoque (português brasileiro) é uma superfície de detecção de toque (por exemplo, uma bola de comando ou um ecrã tátil) com a capacidade de reconhecer a presença de dois ou mais pontos de contacto com a superfície . Esta consciência plural ponto é muitas vezes usada para implementar funcionalidades avançadas, como pitada de zoom ou ativar programas predefinidos.
O conceito é implementado de diferentes formas, dependendo do fabricante e das características da interface, como o tamanho e o tipo. Tanto mesas quanto paredes de toque projetam uma imagem através de acrílico ou vidro. Quando um dedo ou outro objeto de interação toca a superfície, causando a dispersão da luz, a reflexão é capturada por sensores ou câmeras que enviam a informação para um software que determinará a resposta ao estímulo. Superfícies de toque também podem ser sensíveis ao toque através da utilização de malhas que flexionam diferentemente, dependendo do quão firme são pressionadas. Em contrapartida, tecnologias de mão, como dispositivos móveis, utilizam painéis carregados eletricamente. Quando um dedo toca no ecrã, há uma alteração no campo elétrico, que estimula uma entrada de dado registrada do software.
Ubi sunt (traduzido literalmente como "onde estão…") é uma expressão em latim retirada da frase Ubi sunt qui ante nos fuerunt?, que significa "Onde estão aqueles que foram antes de nós?". Ubi nunc…? ("Onde agora?") é uma variante comum.
O ubi sunt é, na verdade, uma reflexão sobre a morte e sobre a transitoriedade da vida e, geralmente, causa um efeito de nostalgia.
A expressão ubi sunt pode ser encontrada no início de vários poemas medievais em latim e ocorre, por exemplo, na segunda estrofe da canção "De Brevitate Vitae" (também conhecida como "Gaudeamus igitur").